terça-feira, 31 de maio de 2016

Dia do livro – 4º B

O 4ºB teve a honra de receber o escritor Alexandre Honrado e a ilustradora Susana Matos, para celebrar o Dia Mundial do Livro, e não só...
              Tudo começou em janeiro, quando o nosso colega Vasco Matos trouxe para a escola o livro "Onde dormem os reis? - Uma visita ao Panteão Nacional".
              - "Professora, olha aqui este livro! É sobre o Panteão Nacional. E como nós andamos a fazer trabalhos de grupo sobre monumentos portugueses, eu achei que a professora podia contar a história." - sugeriu o Vasco.
              - "Claro que sim, é uma boa ideia. Deixa ver. Que ilustrações tão giras, tão expressivas! - respondeu a professora Rita.
              - As ilustrações são da minha mãe. Ela é que fez esse livro com o Alexandre Honrado - afirmou o Vasco de peito inchado.
              Perante todo aquele orgulho de um filho pela mãe, interrompemos o que estávamos a fazer (alguns até agradeceram pois eram exercícios complicadíssimos de matemática) e a professora começou a contar a história. E o mais giro é que o Vasco ia explicando o motivo de algumas ilustrações estarem a cores e outras a preto e branco.
       Janeiro acabou e fevereiro chegou. A professora tinha dado o prazo de um mês para fazermos o tal trabalho de grupo sobre monumentos portugueses. Chegaram à sala trabalhos lindíssimos e originais: a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos, o Bom Jesus de Braga, o Castelo de Almorol, entre outros.Mas houve um que se destacou logo pela sua originalidade e empenho: o Panteão Nacional, em MAQUETE.

   
         Como a professora faltou durante algumas semanas, não sabia o que tinha chegado à sala, mas nós cá achamos que o professor Nelson lhe deve ter contado, pois levou a maquete para a sala dos professores, dizendo que ali na sala poderia estragar-se.
            A verdade é que quando a professora voltou, trouxe logo a maquete do Panteão Nacional nos braços, colocando-a no seu devido lugar: a nossa sala.
        E nós ficámos super contentes por ela ter regressado e trazido o "nosso" panteão.
        A professora elogiou muito o trabalho das colegas que o tinham feito, a Alexandra e a Carolina, e colocou a maquete à frente do quadro, em cima de duas cadeiras que, por sua vez, estavam em cima de uma mesa. Realmente, um trabalho daqueles merecia destaque. O melhor foi quando a professora nos pediu para o desenharmos à vista, ao som de Amália Rodrigues. E acrescentou: "é um trabalho que vai ser iniciado hoje mas continuado pelos dias que se seguem. Vão fazê-lo com alma e sem pressas. A beleza só surge onde há calma, entrega e amor!" E ao fim de uma semana, foi isto que fizemos.
 trabalhos 4º B on PhotoPeach
            Chegou o dia tão esperado! Alexandre Honrado e Susana Matos vieram à nossa escola.
          O que eles não sabiam é que nós tínhamos preparado tudo ao pormenor.
              Primeiro, fizemos um convite formal à coordenadora da escola e aos professores de apoio: Linda e Nelson. E pusemos a nossa sala com uma atmosfera bastante confortável e acolhedora.

        As paredes estavam cobertas de trabalhos realizados por nós sobre outros autores, como Sophia de Mello Breyner, Alice Vieira, José Saramago, António Torrado, Mia Couto, António Manuel Couto Viana. Havia igualmente os trabalhos sobre os monumentos portugueses.
        A sala estava organizada em "U" e havia mantas no chão, com almofadas.
         Nas mesas junto às janelas, lá estava o "nosso" panteão, rodeado de velas acesas. E nas janelas estavam os nossos maravilhosos desenhos, que encantaram o escritor e preocuparam a ilustradora, assim que entraram na sala.
        Trouxeram-se dois cadeirões vermelhos para cada um deles se sentar e vivemos uma manhã maravilhosa, com um verdadeiro contador de histórias e uma ilustradora de alto gabarito, que apreciaram também os nossos trabalhos. Afinal, um escritor não é nenhum extra-terrestre e uma ilustradora, muito menos. A Susana até comentou que tinha ali bastantes alunos que poderiam fazer-lhe concorrência no mercado da ilustração.
Visita escritor on PhotoPeach
Já depois de terem saído e, após o intervalo, a professora pediu-nos para escrevermos um texto, partindo da frase:

       Hoje foi um dia especial porque.......

      Aqui ficam alguns registos nossos do que nos "tocou" nesse dia.










Sem comentários:

Enviar um comentário