terça-feira, 4 de abril de 2017

Primavera e Páscoa 4º A



Primavera e Páscoa
O Equinócio da Primavera marca o fim do Inverno e o início do tempo mais quente. A Natureza renasce, anunciando a chegada das flores, os dias mais longos e mais quentes, a vontade de sair, de estar mais tempo na rua em boa companhia, e relembra que, mesmo depois do inverno mais escuro (da vida) o sol volta sempre a brilhar fulgurante.
"Equinócio" em Latim significa “noites iguais”, porque é a altura do ano em que o Sol cruza o equador e a noite e o dia têm exatamente a mesma duração. No hemisfério Norte o Equinócio da primavera é celebrado a 20/21 Março e marca o início da Primavera. No hemisfério sul acontece por volta do dia 23 de setembro, quando no Hemisfério Norte temos o Equinócio de outono.
As celebrações do Equinócio da primavera têm origens muito antigas. Era celebrado pelos pagãos como um rito de passagem do inverno para a primavera e antes disso já era uma festa dos Acádios, nómadas vindos do deserto da Síria que habitaram a parte superior da Mesopotâmia (atual território do Iraque). Os Acádios festejavam a Deusa Ishtar (que provavelmente deu origem à palavra "Easter" (Páscoa) em inglês) que era a Deusa da Fertilidade e da primavera. A primavera representa a fertilidade e o renascimento da flora e da fauna. Como oferendas, eram pintados e decorados ovos (símbolos de fertilidade), escondidos e enterrados nos campos. Essa tradição mantém-se ainda hoje com os ovos de Páscoa.

O 4º A para comemorar a primavera e a páscoa, fez um lindo placard na sala de aula.













Sem comentários:

Enviar um comentário